
A série Upcycling Dream expõe o desejo de transformar alguns materiais esquecidos em objetos e alegorias que aguçam o imaginário, em performances com incríveis parceiros e fotografias idealizadas junto com Andrea Lavezzaro.
Uma série de fotografias expostas foi realizada no Kunstraum Bethanien em Berlim na Alemanha, com a participação de Alberto di Gennaro, Linda Maier e Sara Summa e outra colagem de fotos com Fanny Therese e Max Flaum.
A outra série de fotos foi realizada na Residência artística da Usina da Alegria Planetária em Cotia, com a participação de Andora Abuhab, Marina Medeiros e Mara Amorim e também um pequeno retrato de Bukoritós Aruanda e dos artistas da UAP www.usinadaalegriaplanetaria.com.br
Os adereços nascem de uma coleção de toalhinhas de mesa e de quadros de tapeçaria bordados a mão, comprados em bazares e mercados de pulgas. Na dinâmica do upcycling, através do trabalho manual, as toalhinhas se transformam em máscaras, moldadas por látex, que é um liquido de origem vegetal que emborracha os tecidos.
Tudo o que aparece nas fotos foi feito a mão, no sonho de reinserir maravilhosos materiais através da imaginação de forma intuitiva e sustentável.
Os corsets expostos foram criados sobre moldes clássicos, conseguidos no acervo do Atelier A Notre Façon, de Odile Hautemulle na cidade de Berlim. E alguns dos materiais usados para a confecção das máscaras e adereços da coleção foram doados pela artista Ilaria Soncini, cortinas, pendentes de pérolas, fitas de cetim antigas, entre tantos outros detalhes.
A exposição apresenta a pesquisa do Figurino em ação, em trabalhos realizados por Arianne Vitale Cardoso com parceiros e também os figurinos, adereços e imagens criadas pelos participantes nos cursos ministrados no Sesc Desportivo BH e no Sesc Pinheiros em São Paulo e no Espaço Maquinaria em São Paulo.
Figurino em ação estimula a dinâmica da criação em um processo colaborativo, desde a execução até a realização final da exposição em performances, objetos e fotografias. Nos workshops, Arianne em parceria com o artista Thiago Bortolozzo trazem referências em teorias e imagens da arte contemporânea e os participantes se colocam como criadores ativos, em ação. Volumes e texturas se transformam em figuras transfiguradas e narrativas imaginárias e alegóricas.
“A máscara, a tatuagem, o enfeite colocam o corpo em outro espaço, o fazem entrar em um lugar que não tem lugar diretamente no mundo, fazem desse corpo um fragmento de um espaço imaginário, que entra em comunicação com o universo das divindades ou com o universo do outro” Foucault em “O corpo utópico”.
Figurino em ação explora o fazer artístico de forma intuitiva e sustentável.
Os visitantes e educadores na exposição poderão vestir os adereços realizados no workshop e criar fotos que podem ser publicadas na pagina do facebook – figurino em ação – espaço virtual que desde o inicio do processo em março de 2016, está alimentado de criações e inspirações.
Em todo esse processo é estimulado o método da customização e do upcycling e uma exaltação ao fazer manual para construção do figurino, reforçando a reinserção de materiais muitas vezes rejeitados, guardados ou mesmo o lixo, mudando seu significado e criando novas simbologias através do trabalho manual e criativo.
A foto que foi usada na divulgação foi realizada em seção subaquática com os figurinos da ópera “UnterwasserOper Der Versunkene Stadt”. O figurino foi criado em parceria com Marcia Dossin como parte do projeto daUnterwasseroper idealizado por Claudia Herr, com a participação de Rose Nolan e fotografia de Angelika Honsbeek da Pool Position.
Para conhecer o trabalho https://figurinoemacao.wordpress.com/